Por Romildo Gurgel
A Grande Comissão de (Mateus 28:19-20) é um dos mandatos mais significativos para quem deseja servir ao Senhor e encarnar a sua vontade como instrumento reconciliador. Em primeiro lugar, a grande comissão é o registro da última instrução pessoal deixada por Jesus a seus discípulos. Em segundo lugar, é uma chamada especial de Jesus Cristo a todos os seus seguidores para praticarem enquanto estiverem aqui na terra.
A Grande Comissão de (Mateus 28:19-20) é um dos mandatos mais significativos para quem deseja servir ao Senhor e encarnar a sua vontade como instrumento reconciliador. Em primeiro lugar, a grande comissão é o registro da última instrução pessoal deixada por Jesus a seus discípulos. Em segundo lugar, é uma chamada especial de Jesus Cristo a todos os seus seguidores para praticarem enquanto estiverem aqui na terra.
Mateus relatou também em seu evangelho uma "Comissão Menor" anterior a esta,
apenas para os doze, (cf. Mateus
10:5-42), direcionada apenas para
as "ovelhas perdidas da casa
de Israel" sendo obedecida pelos seus discípulos durante e depois da estadia de Jesus aqui na terra.
Nela, o Senhor profere uma de suas mais famosas frases, "Não vim trazer a paz, mas a espada".
Algumas parábolas
ensinadas por Jesus, retratam o endurecimento dos corações dos judeus frente a
salvação do seu messias. O reino seria tomado e entregue a outros povos. Como por
exemplo, a parábola dos dois filhos de (Mateus
21:28-32) onde Jesus teceu a história de um homem que tinha dois filhos,
chegando para o primeiro (judeus) pediu que fosse trabalhar na sua vinha, onde
este prometeu ir, porém não foi. Por sua vez, chegou também para o segundo
(gentios) fez o mesmo pedido, onde este respondeu que não queria trabalhar na
vinha, mas depois arrependido do que disse, foi trabalhar. Jesus finaliza a
parábola com estas palavras:
“Em verdade vos digo que publicanos e
meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no
caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e
meretrizes creram” (vs.31-32).
Sequencialmente Jesus
teceu outra parábola em (Mateus 21:33-46 parábola dos
lavradores maus), que aponta para esta transição de encargo missional.
No entanto, esta segunda é bastante crucial em sua ênfase. Ele começa dizendo
que um dono de uma casa plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, construiu um
lagar, edificou uma torre e arrendou-a a uns lavradores (Judeus) ausentando-se
subsequentemente deste país.
Chegando ao tempo da
colheita enviou alguns servos para receber os frutos do trabalho dos
lavradores, sendo seriamente maltratados, espancados um a um chegando alguns a
falecerem por esses maus tratos. O dono da vinha enviando outros servos foram
tratados de igual modo.
Comovido pelo ocorrido e pela dureza dos arrendatários, decidiu enviar o seu próprio filho achando que por ser filho, eles iriam respeitar e recebê-lo como deveriam receber. Mas os lavradores vendo-o disseram: ‒ É o filho, matemo-lo porque esse é o herdeiro e nos apoderemos da herança. Assim procederam.
Comovido pelo ocorrido e pela dureza dos arrendatários, decidiu enviar o seu próprio filho achando que por ser filho, eles iriam respeitar e recebê-lo como deveriam receber. Mas os lavradores vendo-o disseram: ‒ É o filho, matemo-lo porque esse é o herdeiro e nos apoderemos da herança. Assim procederam.
A conclusão da parábola
está nos (vs.42-43) que diz:
“A pedra que os construtores rejeitaram, essa
veio a ser a principal pedra angular; isso procede do Senhor, e é maravilhoso
aos nossos olhos? Portanto vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será
entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”.
Diante da realidade da
missão que Deus nos entregou, a Igreja tem a tarefa de trabalhar nesta lavoura
na posição de serva obediente, comprometida em trabalhar trabalhando e ao mesmo
tempo colhendo e cuidando dos frutos que não pertencem a ela até que venha a
prestação de contas quando o dono da casa pedir que apresente o relatório de
sua administração.
A grande comissão tem também
como base a ação trinitária, no sentido de colocar todas as pessoas no Pai, no
Filho e no Espírito Santo. A trindade incuba-se na ação transformadora do
aumento e crescimento e desenvolvimento da lavoura, através da proclamação
pedagógica do evangelho. A abrangência do campo agora é bem maior: É o mundo
todo, envolve todas as raças, tribos e nações em toda situação social em que se
encontram, devemos confirmar nossa obediência proclamando a redenção do Filho
como herdeiro da lavoura e da casa.
Na grande comissão, Jesus
não deu uma grande sugestão, mas uma grande “missão”, “remeter”, “enviar” que
só pode ser obedecida desinstaladamente, informalmente, relacionalmente e
permanentemente. Fomos chamados a “ir” e não somente a “vir” (Mateus 11:28), somos desafiados a ver em cada passo
da caminhada uma oportunidade para partilhar do amor de Deus revelada em
Cristo. A melhor maneira de participar dessa vida é empregando-a em algo que tem implicações
eternas.
O discípulo é convocado
por Jesus a erguer seus olhos para além de suas próprias fronteiras,
compreendendo que o projeto divino de transformação inclui todas “as tribos,
línguas, povos e nações” (Apocalipse 5:9). O
Cristo que abraçou o mundo (João 3:16) nos
ordena a fazer o mesmo de maneira sábia e responsável.
A CONVOCAÇÃO É DE DEUS, A
MISSÃO É DE DEUS E A CAPACITAÇÃO TAMBÉM É DADA POR DEUS
“Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5)
A obrigação de pregar o
evangelho não depende da letra, mas do Espírito de Cristo. A autoridade de Jesus provê a base para toda
obediência do cumprimento da missão. Em (Lucas
24:44-49), Jesus diz que todas as
pessoas serão chamadas a se arrepender e pede aos seus discípulos que esperem
em Jerusalém até
que lhes seja investido o poder, que historicamente
aconteceu nos dias da festa de pentecostes
em Jerusalém. No livro de (Atos
1:4-8).
Lucas também relata Jesus enviando discípulos durante o seu ministério para todas as nações e dando-lhes o poder sobre os enfermos e os demônios (cf. Lucas 9:1-2). Em João, Jesus promete enviar-lhes o paracleto, o que também ocorreu em (João 20:19-23). Sendo assim, a igreja possui toda cobertura necessária para cumprir a missão que lhes foi conferida.
Lucas também relata Jesus enviando discípulos durante o seu ministério para todas as nações e dando-lhes o poder sobre os enfermos e os demônios (cf. Lucas 9:1-2). Em João, Jesus promete enviar-lhes o paracleto, o que também ocorreu em (João 20:19-23). Sendo assim, a igreja possui toda cobertura necessária para cumprir a missão que lhes foi conferida.
A maneira como a grande
comissão deve ser levada a cabo pode ser vista pelos três gerúndios. Padilla
(p.33-34) descreve muito bem:
1 – O ide é indo “poreuthentes” (v.19)
– aqui aponta para uma atitude do discípulo em constante missão mesmo que não
cruze uma fronteira geográfica.
2 – Batizando
“baptizontes” (v.20) mostra que o fazer
discípulos envolve a introdução dos novos crentes à comunidade cristã por meio
desse rito de iniciação.
3 – Ensinando
!didaskontes” (v.20) - esclarece que o fazer discípulos não pode ser dissociado de uma formação
integral orientada à obediência da fé.
Podemos resumir
que a ideia central da grande comissão consiste em:
A - Conduzir as pessoas para o caminho (Jesus) para
que vejam e entrem no reino de Deus através do (novo nascimento). Somos
criadores de pontes para esta conexão.
B - Levá-los a participar de uma transformação
espiritual-almática-física e social. Somos cooperadores para que aconteça a
reconciliação do homem em sua totalidade.
C - Ensinar de uma forma pedagógica a guardar e
praticar todos os ensinos que Jesus deixou para serem obedecidas. Não apenas as
mais agradáveis, mas a verdade de toda palavra, não apenas o leite, mas também
o alimento sólido.
Deus abençoe,
FONTES
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Comiss%C3%A3o#Relatos_no_Novo_Testamento; acessado em 22/10/2013.
2-http://hernandesdiaslopes.com.br/2012/04/a-grande-comissao-uma-missao-inacabada/#.UmaGTPk05_k; acessado em 22/10/2013.
3-http://www.allaboutjesuschrist.org/portuguese/a-grande comissao.htm#sthash.FrbHHPiV.dpuf
4 –
PADILLA, René C. O que é Missão Integral.Editora Ultimato. Viçosa/MG. 2009.
5 – Bíblia Vida Nova-
Editora Vida.
6 – Chave Bíblica – CBB.
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