Por José Egberto Sátiro de Moura
Lendo outro texto com um tema relevante e refletindo nele, resolvemos responder com esta reflexão aos leitores. O tema diz o seguinte: Você acredita na igreja? O autor do referido texto faz uma reflexão que não podemos discordar. Realmente estamos vivendo tempos difíceis no que se refere a viver em comunidade.
É também verdade que uma parcela dos evangélicos deixam suas denominações por motivos os mais diversos: e nesse caso apontam o sistema, os controladores dos mesmos, as linhas teológicas e suas fragmentações e dentre outros.
No entanto, gostaria de apresentar algumas razões do porque nós acreditamos na Igreja.
Acreditamos na igreja porque antes de manifestar seu juízo ao mundo, Jesus manifestou-o à sua igreja 1 Pe 4.17, por isso, Jesus mostrou o seu julgamento às sete igrejas da Ásia Ap.1-3. Porque Jesus escreve apenas as sete igrejas, se havia mais igrejas na Ásia? É justamente porque essas sete falam da plenitude da igreja em todos os lugares e em todas as épocas, desde o seu nascimento, até a sua ascensão.
Lendo outro texto com um tema relevante e refletindo nele, resolvemos responder com esta reflexão aos leitores. O tema diz o seguinte: Você acredita na igreja? O autor do referido texto faz uma reflexão que não podemos discordar. Realmente estamos vivendo tempos difíceis no que se refere a viver em comunidade.
É também verdade que uma parcela dos evangélicos deixam suas denominações por motivos os mais diversos: e nesse caso apontam o sistema, os controladores dos mesmos, as linhas teológicas e suas fragmentações e dentre outros.
No entanto, gostaria de apresentar algumas razões do porque nós acreditamos na Igreja.
Acreditamos na igreja porque antes de manifestar seu juízo ao mundo, Jesus manifestou-o à sua igreja 1 Pe 4.17, por isso, Jesus mostrou o seu julgamento às sete igrejas da Ásia Ap.1-3. Porque Jesus escreve apenas as sete igrejas, se havia mais igrejas na Ásia? É justamente porque essas sete falam da plenitude da igreja em todos os lugares e em todas as épocas, desde o seu nascimento, até a sua ascensão.
Esses textos de apocalipses nos mostram que Jesus Cristo é
conhecido na Igreja e através da igreja Ap.1.12,13. Antes de ver Cristo João
viu os sete candeeiros, a plenitude da Eclesia na terra, e só depois viu o
Cristo glorificado na igreja. Jesus Cristo está no meio da sua igreja. Ninguém
verá o Cristo da glória fora da igreja. A salvação é por meio de Jesus, mas
ninguém poderá ser salvo sem fazer parte da igreja que é a noiva do cordeiro.
Cristo valoriza tanto a sua igreja que ele se dá a conhecer no meio dela. Hoje
muitas pessoas querem Cristo, mas não a igreja. Isso é impossível. A atenção de
Cristo está voltada para a sua noiva. Ele ocupa o centro da sua atenção.
Em segundo lugar, acreditamos na Igreja porque Jesus morreu
por ela. Is. 53:6 todo texto; se refere à expiação e o resgate que Jesus faz de
sua Igreja o verso seis diz: todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada
um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de
nós todos. O Senhor disse a Pedro: "Bem aventurado és: Simão Barjonas, porque que
não foram carne nem sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus.
Também te digo tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela" Mt. 16 17-18.
Percebemos que esta pedra apesar do jogo de palavras, não é a pessoa de Pedro que é a pedra fundamental da Igreja. É o próprio Cristo segundo o próprio Pedro, I Pe. 2. 4-8; veja também o que diz o verso seis. Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo nenhum envergonhado". Confira também: Mt.21.42-44. Até certo ponto, todos os apóstolos são pedras fundamentais, mas só pelo fato de serem porta vozes e testemunhas do Evangelho garantindo sua veracidade Ef.2.20.
Percebemos que esta pedra apesar do jogo de palavras, não é a pessoa de Pedro que é a pedra fundamental da Igreja. É o próprio Cristo segundo o próprio Pedro, I Pe. 2. 4-8; veja também o que diz o verso seis. Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo nenhum envergonhado". Confira também: Mt.21.42-44. Até certo ponto, todos os apóstolos são pedras fundamentais, mas só pelo fato de serem porta vozes e testemunhas do Evangelho garantindo sua veracidade Ef.2.20.
Em terceiro lugar, Acreditamos na Igreja porque o Senhor foi
quem edificou Mt. 16.13-20. Como vemos “A edificação da Igreja” depende da
revelação de Cristo por parte de Deus verso 17. (conferir Jo. 16.13). Ela também
depende de Cristo como seu fundamento 1 Co.3.11 quando diz que ninguém pode
lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. A Igreja
depende do Cristo que exerce o poder soberano Mt.28.18-20. Depende também dos
discípulos confessarem a Cristo e o Evangelho Mt.16.16; At. 1.8; e 8.4; a
edificação da Igreja depende do levar o ataque até as portas do inferno que é o
lugar dos mortos. At.5.29; a Igreja é construída não apenas sobre a pessoa de
Cristo, mas também na sua obra que obrigou a morrer e conquistar a morte
através de sua ressurreição 1 Pe. 3.18.
Em quarto lugar, acreditamos na Igreja porque Jesus é quem a
santifica: Ef. 5.23-27. Então, Cristo está no meio da sua igreja, em ação,
como remédio, para os males da igreja vejam Ap. 2.1,8, 12,18; e Ap. 3.1,7, 14.
Cristo não apenas está no meio da igreja 1.13, mas ele está andando, em ação
investigando, no meio da igreja Ap.2.1. Ele sonda a igreja, pois seus olhos são
como chama de fogo 2.18, sabemos que muitos males atacam a igreja: esfriamento,
perseguição, heresia, imoralidade, presunção e apatia. Mas Cristo se apresenta
para cada uma das igrejas como remédio para o seu mal e é claro que hoje não é
diferente, ele continua andando no meio e cuidando de sua igreja.
Para a igreja de Éfeso que havia perdido o primeiro amor,
Jesus se apresenta como aquele que anda no meio da igreja, segurando na mão,
como seu pastor superior. Ele está dizendo: "eu vejo tudo e conheço tudo". Para a
igreja de Esmirna ele sabia que a igreja estava passando por sofrimento,
perseguição e morte, enfrentando o martírio, Jesus se apresenta como aquele que
esteve morto e reviveu. O Jesus que venceu a morte é o remédio para alguém que
está enfrentando a perseguição e a morte. Para a igreja de Pergamo que estava
se misturando com o mundo e perdendo o senso da verdade, Jesus se apresenta
como aquele que exerce juízo e separa a verdade do engano.
Pergamo estava em conflito entre a verdade e o engano
Ap.2.14.
Para a igreja de Tiatira que estava tolerando a impureza e caindo em
imoralidade, Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como de fogo e os
pés semelhantes ao bronze polido. Com a igreja de Sardes que tinha a fama de
ser uma igreja viva, reputação de uma igreja cheia de testemunho e vida, mas na
realidade Jesus se revela como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as
sete estrelas. Essa igreja tinha fama, tinha aparência de vida, mas estava
morta. Já a igreja de Filadélfia era uma igreja fraca, mas fiel, Jesus vê muitas
oportunidades diante da igreja e diz para ela que ele tem a chave de Davi, que
abre, e ninguém fechará e que fecha, e ninguém abrirá. A igreja de Laodiceia
essa era uma igreja sem fervor espiritual, morna, rica financeiramente, a essa
igreja Jesus se apresenta como aquele que é constante e fidedigno no meio de
tantas mudanças.
Em quinto lugar, acreditamos na igreja porque Jesus ama a sua Igreja.( leia Rm. 8.31,39). Além de
amar a sua Igreja ele protege a sua Igreja, vejam Atos 12 e ainda mais. Jesus
cuida da sua igreja Sl 23, e também intercede por ela. João capítulo 17.
Enfim, Jesus anda no meio da sua igreja para dar gloriosas promessas aos
vencedores. Isso quer dizer que nem todos os membros da comunidade visível são
membros da igreja invisível. Implica dizer que nem todos os membros das igrejas
locais são membros do corpo de Cristo. Ainda dizemos que nem todos os membros
de igreja são vencedores, mas todos os membros do corpo de Cristo são
vencedores. As promessas aos vencedores tratam da benção que a igreja estava
buscando ou necessitando.
Ao vencedor da igreja de Éfeso seria alimentar-se da árvore
da vida isso é ter vida eterna Ap. 2.7. A igreja de Esmirna ao vencedor de modo
nenhum sofreria o dano da segunda morte Ap. 2.11. A igreja de Pergamo, o vencedor
receberia o maná escondido, uma pedrinha branca com o nome novo Ap. 2.1. A
igreja de Tiatira, ao vencedor da igreja seduzida, ao vencedor receberia a
promessa de receber autoridade sobre as nações e possuir não os encantos do
mundo, mas o Senhor da glória, a estrela da manhã Ap. 2.26-28.
Para a igreja de Sardes uma igreja que vive só de aparência,
mais está morta os vencedores recebem a promessa de que seus nomes estarão
escritos no livro da vida e seus nomes serão confessados diante do Pai no dia
do juízo Ap. 3.5. Já a igreja de Filadélfia que é uma igreja fraca, mas fiel,
ao vencedor é prometido que receberá a promessa de ser coluna do santuário de
Deus Ap. 3.12. A coluna é que sustenta o santuário.
Eles podem ser fracos
diante dos homens, mas são poderosos e fortes diante de Deus. Já a igreja de Laodiceia que se considerava rica e autossuficiente, mas era pobre e miserável,
o vencedor recebera a promessa de assentar-se com Cristo no seu trono Ap. 3.21.
Para todas as igrejas há um refrão: quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas e é nesse sentido que precisamos ouvir Deus falando hoje com a
Igreja.
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