Por Marcos Aurélio Dos Santos
PALAVRA INTRODUTÓRIA:
Este estudo nos traz informações sobre a vocação
ministerial dos profetas Elias e João Batista no qual encontramos bastante
semelhança entre estes profetas de Deus. Em seus ministérios, os profetas
encontram diversos desafios como o enfrentamento contra as injustiças sociais e
políticas no período do reinado em Israel, denúncias contra o pecado do povo
como também de seus lideres e a luta pela causa dos desfavorecidos.
1. A VOCAÇÃO DE JOÃO BATISTA
O médico Lucas nos relata que a vocação de João Batista
teve seu início já antes do seu nascimento. O anjo Gabriel aparece a seu pai, o
sacerdote Zacarias, trazendo uma mensagem da parte do Senhor, dizendo que sua
esposa Izabel daria a luz a um filho. A aparição aconteceu no momento da queima
de incenso, no lugar chamando santuário onde se oferecia sacrifício ao Senhor
(Lc. 1.9-14).
Nessa surpreendente chamada, percebem-se a ações
miraculosas da parte de Deus. Primeiro, o caso de Isabel, pois era estéril e
Zacarias Já era Velho em idade. E, portanto a possibilidade de ter filhos
estava descartada (Lc. 1.7). Segundo, a penalidade que foi aplicada ao
sacerdote por não acreditar na mensagem enviada por Deus. Ficaria mudo até a
realização daquelas coisas (Lc. 1.20-23).
No versículo quinze encontramos a declaração de que João
Batista seria o escolhido para preparar o caminho do Senhor. A frase, pois ele
será grande diante do Senhor (Lc. 1.15), revela o ponto central da chamada de
João Batista. Ele seria o que prepararia o caminho para a chegada do Cristo.
Seria Nazireu (Nm. 6.3). Não beberá vinho nem bebida
forte (Lc. 1.15).
Seria por direito sacerdote, pois sua mãe Isabel era
descendente da tribo de Arão (Lc. 1.5) e, portanto era de linhagem sacerdotal.
Sua missão era preparar o caminho do Senhor e pregar o arrependimento. Sua
pregação estava condicionada ao poder do Espírito Santo (Lc. 1.15-17). É
semelhante a Elias, onde se observa que não há outras duas pessoas com maior
semelhança na Bíblia (Mt.11.14). Passou a maior parte de sua vida vivendo no
deserto até o seu aparecimento, antecedendo a chagada do Senhor (Lc. 1.80)
No décimo quinto ano do reinado de Tibério Cesar, aparece
João Batista pregando o batismo do arrependimento nas proximidades do rio
Jordão. Sua pregação tinha também como alvo, confrontar a incredulidade dos
Judeus da época (Lc. 3.7-8). Sua mensagem poderosa atraiu Judeus, publicanos e
soldados (Lc. 3.10-14).
Do versículo quinze ao vinte do capitulo três do
evangelho de Lucas, como também em Mt.3. 11-12, Mc.1.78 e Jo.1.19-27 relata o
testemunho de João Batista a cerca de Jesus. Em Lc. 3.16, João demonstra sua
convicção quanto a sua chamada. Apesar dos acontecimentos miraculosos que
antecederam seu nascimento, sua separação para ser nazireu e sacerdote e sua
pregação poderosa, atraindo várias pessoas a aceitarem o batismo do
arrependimento, o profeta declara: Eu, na
verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual
não sou digno de desatar-lhes as correias das sandálias; ele vos batizará com o
Espírito Santo e com fogo (Lc. 3.16)
A vocação de João
batista tem uma função específica. Preparar o caminho do Senhor por meio de seu
ministério, pregando o batismo do arrependimento. Sua convicção quanto a sua
vocação fez com que ele cumprisse sua chamada de maneira eficaz, reconhecendo o
propósito de sua chamada como o último dos profetas do Antigo Testamento.
2. A VOCAÇÃO DE ELIAS:
Segundo o frei, Jacir de Freitas Farias, a vocação do
profeta Elias é marcada por três elementos importantes: Fala em nome de Deus,
Denuncia as injustiças e ação política de justiça com os pobres.
São nos capítulos 18 e 19 do livro de 1Reis que
encontramos o relato da vocação do profeta Elias. O profeta sem meias palavras
denuncia a falta de fidelidade do povo de Israel. Ele lança um desafio ao povo
dizendo que eles deveriam tomar uma posição a cerca de quem eles deveriam
seguir. Deus ou baal. Elias se depara
com o silencio do povo (1Rs.18.21).
A atitude do profeta em lançar o desafio ao povo para
escolher que deveria seguir, revela a situação do contexto em que o profeta
Elias se encontrava. Dentro de sua vocação, o profeta é desafiado a transmitir
uma palavra profética ao povo, no qual deveria levá-los ao arrependimento.
Desafio semelhante ao do profeta João Batista no NT, onde o contexto era
bastante semelhante ao do tempo de Elias.
Percebe-se o grande desafio do profeta diante de um
momento crítico do reinado de israel. O casamento de Acabe com Jesabel trouxe
sérios problemas para a nação Israelita. A matança de profetas, a incredulidade
do povo, as injustiças sócias eram problemas desafiadores para um profeta, que
tinha como missão, ser o porta voz de Deus de maneira direta.
No capitulo 18, do versículo 20 aos 40, o escritor de 1
Reis relata a experiência de Elias com os profetas de baal, onde de maneira
miraculosa, Deus revela sua imensa superioridade aos deuses de baal, mandando
fogo do céu e queimando o holocausto de maneira surpreendente, superando as
várias tentativas frustradas dos falsos profetas.
Pode-se entender essa experiência do profeta Elias como
uma confirmação do seu chamado e vocação de profeta, pois Deus em sua ação
mostra-se presente de maneira inquestionável no momento do desafio em que o
profeta teve que enfrentar. A frustração dos falsos profetas, a decida do fogo
queimando o holocausto de forma surpreendente, o arrependimento do povo caindo
com rosto em terra e clamando, o Senhor é Deus! (1Rs.18.39) , confirma a
presença de Deus no ministério do profeta Elias.
Em sua vocação Elias passa por uma crise existencial. Sabendo
da noticia de que Jesabel queria tirar-lhe a vida, o medo, a fraqueza e a falta
de auto-estima, toma conta do profeta ao ponto de pedir a própria morte (1
Rs.19.1-4).
Mas o Senhor cuida e sustenta e revitaliza as forças do
profeta. Envia um anjo para alimentá-lo com a finalidade de prepará-lo para
Futuros desafios (1Rs.19.5-8). Entra em uma caverna, mas ouve o chamado do
Senhor e em seguida sai para dar continuidade a sua vocação (1Rs.19.9-18).
CONCLUSÃO:
Por fim, os capítulos 18 e 19 de 1 Reis, nos revela a
vocação de um dos maiores profetas do Antigo Testamento. A vocação e chamada
destes profetas trazem desafios e lições relevantes para nossa chamada ministerial.
Aqueles que foram vocacionados por Deus,
Haverão de cumprir a missão que lhes foram entregues, conscientes de sua
chamada.
Parabéns irmão pelo estudo.
ResponderExcluirTodos sabemos do comprometimento de João Batista e Elias com o Rei dos reis. Nossas igrejas, campos missionários, etc; estão carentes de grande profetas. Que possamos rogar ao Pai p/ que envie mais trabalhadores p/ a seara.
Abrçs.
Demétrius A. Silva
http://ciencia-religiao.blogspot.com/